quinta-feira

Arte egéia





Arte egéia













O termo Egeu engloba não somente significados geográficos, representa as civilizações que surgiram antes do aparecimento dos Gregos por volta do 3000 A.C. Estes povos se desenvolveram em tres regiões próximas porem com características diferentes originando divergências culturais percebida nas artes e no seu modo de vida.




Palácios










A arte dos micenenses era pouco expressiva e se resumia a cerâmica e armamentos em metais, inexplicavelmente passaram a enterrar os mortos em túmulos com forma de colméia e a construir palácios como verdadeiras fortalezas rodeados por muros em pedras.














Interior da Colméia






























Uma dessas fortalezas foi considerada pelos gregos como obra dos Cíclopes e possuia dois leões esculpidos na entrada.
A monumentalidade dessa entrada, chamada "PORTA DOS LEÕES", sugere os valores principais desta civilização:





* A Força e a Agressividade.




Pintura egéa


A pintura grega desapareceu praticamente na íntegra, não restando hoje mais do que reduzidos vestígios. Restou pouco dos grandes murais gregos, exceto algumas notáveis pinturas de tumbas dos séculos IV e III a.C., especialmente em Vergina, na Macedônia. Encontra-se, no entanto, alguma produção pictórica nas decoração de objectos utilitários, como vasos.





A produção de vasos decorados com figuras pretas, em forma de silhueta, associando motivos geométricos ou vegetalistas foi iniciada em Corinto, no século VII a.C. Mais tarde, durante a época clássica, Atenas assumiu-se um dos principais centros exportadores destes objetos, definindo uma tipologia diferente, na qual as superfícies dos vasos se tornam pretas, sendo as figuras pintadas em dourado (ou, mais raramente, em vermelho).
Embora não tenham ficado traços da obra de artistas como Zêuxis, sua influência pode ser acompanhada através de pinturas em
vasos, praticada por artistas de grande habilidade.

Nenhum comentário: